A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolveu a plataforma VacinAju de Cadastro para Vacinação, buscando facilitar o acesso de pessoas de grupos prioritários à vacinação contra a covid-19. Além de evitar aglomerações, o sistema visa evitar fraudes na fila de vacinação.
Assim sendo, cadastro no VacinAju será obrigatório para os profissionais de saúde, integrantes das Forças Armadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Outros grupos prioritários e pessoas que desejam ser imunizados no drive-thru do Parque da Sementeira também precisarão se cadastrar.
Após fazer o cadastro na plataforma, que é explicado neste artigo, é preciso aguardar a validação dos dados informados e a emissão de um código. Ele deverá ser apresentado, impresso ou no celular, no dia que for feita a vacinação.
A aprovação do cadastro não implica na geração automática do código. Isso irá depender da disponibilidade de doses da vacina. É importante acompanhar o cadastro pela internet.
Como se cadastrar?
Segue agora um passo a passo de como se cadastrar no VacinAju. O processo é muito simples, mas não dispensa que o usuário acompanhe o processo de cadastro pela plataforma. São 6 passos:
- Primeiramente, é preciso acessar o site do VacinAju: www.aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/ ou clicar no banner Cadastro para Vacina, que fica na parte superior do Portal da Prefeitura e, depois, novamente em Cadastro para Vacina. O cadastro pode ser realizado através de computadores ou dispositivos móveis.
- Na tela inicial da plataforma, os usuários que vão fazer primeiro cadastro precisam clicar em Ir para o formulário. Quem já tem cadastro e deseja consultar sua solicitação, deve clicar em Consultar.
- Ao abrir o formulário, é necessário ler atentamente as instruções e preencher todos os campos solicitados, sendo que aqueles com um asterisco (*) são obrigatórios.
- Na parte inferior da tela, é necessário anexar os documentos solicitados. Serão pedidos fotos de frente e verso do documento de identificação (RG ou CNH) e foto do comprovante de residência (clicando em “Selecione”). É preciso anexar os comprovantes de acordo com o grupo prioritário a que o usuário pertence, como relatório médico para pessoas com comorbidades, por exemplo. Essa inclusão deve ser feita clicando em “Anexar arquivo” e, novamente, em “Selecione”.
- Feita a inclusão dos documentos, é preciso clicar na caixinha de seleção “Li e concordo…” e, depois, no botão azul “Enviar Formulário”.
- Para acompanhar a validação do cadastro e emissão do código, é preciso voltar à tela inicial do VacinAju, e clicar em “Consultar”. Na tela seguinte, é preciso digitar o número do CPF e, novamente, em “Consultar”.
Boa sorte na busca por Imunização na sua cidade !!