Home / Vacinas / Ceará Anuncia Que Vai Adquirir 5,87 Milhões De Doses Da Vacina Sputinik V

Ceará Anuncia Que Vai Adquirir 5,87 Milhões De Doses Da Vacina Sputinik V


Ceará Sputnik VO governo estadual do Ceará recebeu o aval da sua Assembleia Legislativa para assinar um contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição de 5,87 milhões de doses da vacina russa Sputinik V. Assim sendo, a decisão do governo se soma ao fato de que o Ceará é parte do, consórcio Nordeste, que anunciou também que deverá adquirir mais de 30 milhões de doses da mesma vacina.

A expectativa é que tais iniciativas acelerem o processo de vacinação no Brasil, que ainda corre de maneira bastante lenta. Em virtude disso, aval da Assembleia foi votado em regime de urgência pelos deputados, em sessão virtual.

Até meio-dia dessa terça-feira (16),  em todo o estado do Ceará, já haviam sido aplicadas 602.702 doses de vacina contra a Covid-19. Os números são expressivos, considerando a média nacional, mas a população cearense estimada em 2020 era de 9.187.103 pessoas.

Com a aquisição dessas novas doses, a vacinação no Ceará poderá ser acelerada, aliviando assim o sistema de saúde e evitando mortes decorrentes da infecção causada pelo novo coronavírus. Alguns outros Estados e Municípios também tem anunciado decisões próprias para a compra de imunizantes com fornecedores internacionais.

Decisão do STF e Congresso autorizam autonomia aos Estados

Em fevereiro de 2021, Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por meio da ADPF 770 e na ACO 3451 que estados e municípios da União são autônomos para fazer a compra e prestar o fornecimento à população de vacinas contra a Covid-19.

Já no início de março, o Congresso Nacional aprovou lei que também autoriza os demais entes da federação a comprar os imunizantes. A lei foi sancionada pela presidência da república no último dia 10.

Antes disso, havia dependência de compra e distribuição nacionais, conduzidas pelo Ministério da Saúde. De forma a assegurar que toda a população brasileira tenha paridade no acesso aos imunizantes, os governadores firmaram um acordo de equidade. Assim, as doses adquiridas pelo governo federal são distribuídas aos demais entes federativos.

Cadastros

O governo do Ceará ainda relembra que os cadastros para a imunização contra a covid-19 seguem ativos no Estado. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza um painel na plataforma IntegraSUS para o acompanhamento dos dados do Cadastro Estadual de Vacinação contra a Covid-19, por meio da plataforma Saúde Digital.

Aqui, mais informações sobre o cadastro estadual para vacinação.

O Ceará já recebeu 805 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 652 mil são da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Outras 153 mil são da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *