Home / Aplicativos App Sociais / Conecte SUS aplicativo do SUS que permite cadastrar para vacinação

Conecte SUS aplicativo do SUS que permite cadastrar para vacinação


Conecte SUS Controle De Vacinação

O aplicativo Conecte SUS, disponível para download gratuito para ser usado em tablets e smartphones, permite acesso a diversas informações sobre a Vacinação. Dentre suas funções, o usuário poderá acessar seu cartão SUS, além de informações sobre seu histórico de consultas, exames e vacinação.

Nesse último item, o Conecte SUS será fundamental para o controle da vacinação contra a Covid-19, que já começou em todo o Brasil. Através dele, por exemplo, é possível haver o controle de que receberá primeira ou segunda dose, além do monitoramento de grupos de risco, faixa etária, comorbidades, entre outros aspectos.

Além do acesso via aplicativo, o Conecte SUS é acessível através do computador, usando-se qualquer navegador comum. Basta acessar o Conecte SUS pela internet e fazer seu cadastro.

Além disso, é fundamental se cadastrar nele, pois através dos dados cadastrais no Conecte SUS, que ficarão em bases de dados do governo federal, é que a União fará repasses aos Estados e Municípios de verbas para a saúde.

Dito de outra forma, ao se cadastrar e cadastrar seu núcleo familiar no Conecte SUS, estará ajudando a sua cidade quanto aos repasses de verba de saúde no orçamento federal, votado anualmente.

Como Fazer o Seu Cadastro Da Vacina Pelo SUS

Tanto no aplicativo quanto no site, qualquer pessoa poderá acessar seu histórico de saúde, registrado nas unidades de saúde públicas, que atendem pelo SUS, ou privadas, que possuem também acesso aos dados do sistema. Um dos dados que pode ser buscado é o cartão nacional de vacinação.

No site e no aplicativo, é possível, por exemplo, acessar todo o calendário nacional de vacinação, além das doses que devem ser tomadas por crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

A pessoa também poderá acessar seus dados quanto a vacinação.

Para tanto, é preciso baixar gratuitamente o aplicativo, ou entrar no site do Conecte SUS, e informar o número do Cartão Nacional de Saúde – também chamado de Cartão SUS – ou do CPF. Assim sendo, quem já tiver cadastro nos sites do governo federal, com o CPF, provavelmente poderá usar a mesma senha. Se não tiver, basta preencher um formulário e criar uma.

Cabe ressaltar que não é obrigatório, para se vacinar contra a Covid-19, o cadastro no Conecte SUS. Quem não fizer, deverá, quando chegar sua vez na vacinação, levar documento com foto e CPF.

Contudo, é necessário levar em consideração que o cadastro, além de significar uma facilidade para a pessoa, também, dentro do novo critério de repasse de verbas para a saúde, pode ajudar sua cidade como um todo.

Pessoas pré-cadastradas

Algumas pessoas serão pré-cadastradas no Conecte SUS para efeito da vacinação contra a Covid-19. Tratam-se, nesse caso, de pessoas com comorbidades, ou seja, portadoras de doenças ou condições de saúde que as colocam em grupos de risco.

As informações das pessoas com comorbidades serão levantadas dos registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), o que irá viabilizar o pré-cadastro.

Com efeito, a pessoa que se encontra nessa condição, mas não estiver pré-cadastrada, poderá apresentar comprovante quanto ao pertencimento a um dos grupos de risco relacionado a comorbidades (exames, receitas, relatório médico, laudos, etc.) no momento da vacinação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *